A equipe do Simplifica Chapecó realizou na manhã desta terça-feira um evento com empresários e contadores, no Auditório da Prefeitura, para falar de novas medidas de desburocratização que estão sendo adotadas, para facilitar o atendimento aos empreendedores.
Em 2021 os estudos de viabilidade levavam 49 horas em média e, os alvarás, levavam 55h para aprovação. Com a lei 767 de 2022 nós flexibilizamos as regras para investimentos de baixo risco e conseguimos diminuir a média para aprovação para 14h. Agora queremos baixar essa média para 5h, até o final do ano, disse Balsan.
O coordenador do Simplifica, Rodrigo Maurício Ribeiro, disse que foram implantadas medidas de desburocratização nos processos internos, adotadas sugestões de contadores, conversado com a Junta Comercial para que alguns itens posteriores já fossem encaminhados no pedido de viabilidade, para agilizar ainda mais o atendimento e facilitar a vida dos empreendedores.
Cerca de 120 pessoas participaram do evento, que contou com a presença do secretário de Fazenda, Moacir Rohr, do secretário de Desenvolvimento Sustentável e Obras Estruturantes, Valmor Scolari, do presidente do Sindicont, Carmo Alex Röhrig, do chefe de atividades técnicas dos Bombeiros, major Ecco, e do presidente da Câmara de Vereadores, André Kovaleski.
O Simplifica Chapecó é um serviço oferecido pela Administração Municipal, por meio da Secretaria da Fazenda, que funciona na antiga Prefeitura, na rua Floriano Peixoto, 145. Oferece ajuda gratuita ao contribuinte que deseja se formalizar como Microempreendedor Individual (MEI), constituindo assim, sua Pessoa Jurídica (CNPJ).