MPSC Investiga Suspeita de Município Baiano Enviar Pessoas em Situação de Rua para Florianópolis

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) abriu um inquérito para investigar a suspeita de que uma prefeitura da Bahia estaria enviando pessoas em situação de rua para Florianópolis. A denúncia alega que um veículo teria desembarcado um grupo na região do bairro Trindade na última semana. O caso faz parte de uma investigação mais ampla sobre a situação dessa parcela da população na capital catarinense.

O promotor Daniel Paladino, em entrevista à CBN Floripa, revelou que o caso veio à tona na semana passada, e a suspeita é de que esse envio de pessoas tenha ocorrido em outros momentos. O nome da cidade baiana não foi divulgado.

O MPSC identificou três cidades, em tese, praticando essa irregularidade, e afirmou que elas serão responsabilizadas civil e criminalmente por essa prática desumana. A investigação também abordará recentes casos de violência envolvendo pessoas em situação de rua em Florianópolis, incluindo homicídios e agressões.

O inquérito buscará diagnosticar a extensão do problema e avaliar os recursos do Estado para atender à saúde mental das pessoas em situação de rua. Uma reunião em fevereiro reunirá órgãos públicos, movimentos sociais e a sociedade civil para discutir a situação e propor medidas concretas.

Esse problema complexo não pode ser ignorado, e a busca por soluções efetivas exige a união de diversas forças sociais, econômicas e de segurança para enfrentar os desafios relacionados à população em situação de rua.

Compartilhe essa notícia:

Veja também

Mais vistos

Últimas notícias