Nesta quinta-feira (11), a paisagem da famosa praia de Jurerê, em Florianópolis, passou por mudanças significativas com a chegada de tubos e equipamentos para a aguardada obra de alargamento da faixa de areia. O projeto, orçado em cerca de R$ 25 milhões, deveria ter iniciado em setembro e sido concluído nesta temporada, mas enfrentou atrasos.
A prefeitura, agora, estabelece a expectativa de iniciar a intervenção entre o final de janeiro e o começo de fevereiro, com previsão de conclusão em 60 dias. Em Jurerê, no Norte da Ilha, algumas áreas já perderam a faixa de areia, e onde ainda existe, a disputa por espaço entre os banhistas é intensa.
O alargamento da praia de Jurerê representa a terceira empreitada desse tipo em Florianópolis. O primeiro ocorreu em Canasvieiras, também no Norte da Ilha, em 2020, seguido pela expansão da faixa de areia na praia dos Ingleses no início de 2023.
A intervenção em Jurerê abrangerá 3,3 quilômetros de orla. Após a conclusão, a faixa de areia está projetada para ter 45 metros inicialmente, variando depois entre 30 e 35 metros. Essa redução é uma consideração natural em relação ao processo de maré, e já está prevista no projeto.