Ilha do Campeche em Destaque: O Segredo das Águas Cristalinas Revelado por Especialista

A Ilha do Campeche, em Florianópolis, conquista a atenção de visitantes devido às suas águas cristalinas, que em alguns dias chegam a se tornar transparentes, encantando turistas e moradores da região. Mas o que exatamente contribui para esse fenômeno?

De acordo com o geógrafo Aracídio de Freitas Barbosa Neto, vários fatores contribuem para a coloração límpida das águas na região. A ausência significativa de rios próximos e as correntes marítimas desempenham papéis essenciais nesse processo.

Segundo o especialista, a inexistência de grandes rios despejando água turva nas proximidades da Ilha do Campeche é um fator crucial. O Rio Sangradouro, que flui em direção à Praia do Matadeiro, e o canal da Barra não interferem na qualidade da água da ilha, devido à sua distância.

Além disso, as longas correntes marítimas ao redor da ilha contribuem para a transparência da água. O formato da Ilha impede a turbidez, e as correntes mais suaves não afetam a clareza da água, ao contrário das áreas rochosas onde o mar pode ser mais agitado. Essa mesma dinâmica também influencia na temperatura do mar.

Não exclusiva da Ilha do Campeche, a água cristalina é observada em outras praias catarinenses, como em Governador Celso Ramos e na região da Praia do Caixa D’Aço. Nessas localidades, as condições particulares de corrente e circulação também proporcionam águas límpidas e agradáveis.

Compartilhe essa notícia:

Veja também

Mais vistos

Últimas notícias