O renomado jurista e professor Isaac Kofi Medeiros, doutor em Direito pela USP e com sólida trajetória acadêmica e profissional, lança nesta quinta-feira, 21 de novembro, o livro “Judicialização Partidária: Controle de Constitucionalidade e Conflito Político”, em evento que ocorrerá às 19h no escritório Menezes Niebuhr Sociedade de Advogados, em Florianópolis.
O livro propõe uma análise aprofundada sobre o ciclo vicioso institucional que envolve partidos políticos e o Supremo Tribunal Federal (STF), fenômeno que, segundo Medeiros, incentiva e agrava a judicialização da política no Brasil.
“Partidos políticos e Supremo Tribunal Federal formam um ciclo vicioso institucional que incentiva e agrava o fenômeno da judicialização da política num vórtice interminável, em que ambos têm motivos de sobra para continuar jogando” afirma Isaac.
Além de sua trajetória acadêmica, que inclui período de pesquisa na Sapienza Università di Roma, Isaac Kofi Medeiros é membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP) e professor da pós-graduação em Direito Público do CESUSC. Recentemente, integrou a delegação da Missão Internacional de Observação Eleitoral na Espanha, promovida pela Transparencia Electoral.
O evento de lançamento ocorrerá no Primavera Office, situado na Rodovia SC-401, e reunirá juristas, acadêmicos e profissionais do Direito interessados em debater os desafios e as consequências da judicialização no sistema político brasileiro.
A obra já está disponível para aquisição e promete contribuir significativamente para os estudos do Direito Constitucional e Eleitoral, além de fomentar discussões sobre o papel das instituições na dinâmica política do país.