Paulo Guedes discute o cenário econômico mundial no Empreende Brazil

Neste sábado (25), o Empreende Brazil contou com uma das palestras mais aguardadas de seu evento. Paulo Guedes, ex-ministro da economia, foi recebido pelo governador Jorginho Mello e subiu ao palco principal sob aplausos de pé de uma arena central lotada.

Guedes iniciou sua palestra com uma contextualização histórica abrangente, abordando eventos desde a Primeira Guerra Mundial até os dias atuais. Ele destacou o apoio dos Estados Unidos aos países derrotados nos conflitos, uma ação que transformou a história e criou novas potências. “O grande vencedor da história foi o capitalismo, mas eu prefiro chamar de economia de mercado”, comentou.

Ele enfatizou a importância de reconhecer que o mundo mudou significativamente. “Se formos a Singapura, vemos que a ilha se transformou; 4 bilhões de pessoas saíram da miséria e enriqueceram. Enquanto isso, no Ocidente, surgiu o desconforto”, afirmou Guedes. Ele destacou que a União Soviética foi a grande perdedora no processo de enriquecimento dos países, e isso ainda se reflete hoje. “O mundo não será o mesmo; estamos no final de um ciclo de globalização que se rompeu de forma irreparável”, explicou o economista.

Guedes também abordou o surgimento de novos hábitos produtivos globais, mencionando o exemplo do México, que está atraindo uma nova concentração de indústrias. “O México está crescendo, e o PIB já está igual ao do Brasil, apesar de o Brasil ser mais rico”, comparou.

Nesse cenário, Guedes acredita que o Brasil tem potencial para se destacar devido à sua capacidade produtiva e à disponibilidade de matéria-prima, mas ressalvou que há muitos desafios pela frente. “Estamos entrando em uma nova desordem mundial com riscos geopolíticos”, apontou. Ao final da palestra, ele foi intensamente aplaudido e agradeceu o reconhecimento do público.

Compartilhe essa notícia:

Veja também

Mais vistos

Últimas notícias