Apesar das fortes chuvas no Rio Grande do Sul que afetaram seriamente a economia gaúcha em 2024, com a agricultura sendo um dos setores mais impactados, tratores atingidos pelas águas resistiram e estão em perfeito funcionamento. É o que atesta o laudo elaborado pelo engenheiro mecânico Evandro Luis Segala, especialista em avaliações e perícias de engenharia mecânica.
O engenheiro testou a eficiência dos tratores de forma a garantir que a dirigibilidade e a funcionalidade não apresentaram danos, mesmo após a recuperação dos equipamentos que haviam sofrido avarias devido à sujeira e à exposição à água. “Após a avaliação, posso afirmar que o veículo está totalmente apto para o uso, sem apresentar nenhuma avaria significativa que comprometa sua operação”, afirmou o engenheiro Evandro.
O laudo avaliou por amostragem os tratores à venda, atestando que todos estavam em pleno funcionamento e que não colocam em risco a segurança do usuário. No laudo emitido, o engenheiro conclui que “o veículo em questão está totalmente apto para ser utilizado em suas funções originais de fabricação”. Nenhum proprietário dos tratores com avarias relatou problemas durante o uso. Um deles comentou: “Trator é trator, isso não afetaria”