O condutor que trafega pela cidade de Blumenau pode a partir de agora, por meio do Programa Waze for Cities, acessar rotas de fugas alternativas para desviar de barreiras que possam comprometer o itinerário do motorista.
A parceria formalizada pela Defesa Civil de Blumenau com a plataforma visa trazer informações em tempo real sobre as ruas alagadas e áreas propensas a enchentes, conforme o atual estado do nível do rio Itajaí-Açu.
O programa Waze for Cities (WFC) permite que o Waze e agências governamentais do mundo todo compartilhem dados para ajudar a informar vias interditadas em grande escala, alertar motoristas locais sobre trânsito incomum e muito mais. Por meio dessa colaboração, o Waze pode identificar automaticamente as vias afetadas e oferecer rotas alternativas aos motoristas, ampliando a segurança e evitando congestionamentos.
Além disso, a parceria com o Waze for Cities oferece a oportunidade de informar sobre bloqueios pontuais, como desfiles e eventos ou bloqueios temporários, como uma manutenção na via. Isso permite que os cidadãos de Blumenau e os visitantes estejam cientes de quaisquer interrupções de tráfego que possam afetar suas rotas diárias, facilitando o planejamento de viagens e reduzindo o impacto nas vias principais.
“Essa iniciativa reflete o compromisso contínuo da Defesa Civil de Blumenau em utilizar tecnologias inovadoras para melhorar a qualidade de vida de nossos cidadãos e garantir uma experiência de deslocamento mais segura e eficiente em nossa cidade”, garante o secretário da pasta, Carlos Olímpio Menestrina.