O mais recente informe epidemiológico divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) na segunda-feira (6) revela que Santa Catarina está enfrentando um expressivo aumento de 40,75% no número de casos confirmados de dengue. A comparação dos dados de 1º de janeiro a 6 de novembro de 2023 (117.677 casos) com o mesmo período do ano anterior (83.606 casos) destaca a preocupante escalada da incidência da doença no estado.
Além do aumento alarmante nos casos confirmados de dengue, os focos do mosquito Aedes aegypti também apresentaram um crescimento preocupante. Até o momento, foram identificados 61.589 focos do mosquito em 236 municípios catarinenses, representando um aumento de 2% em comparação com o mesmo período de 2022.
A elevação não se limita apenas aos focos, pois o número de municípios infestados também registrou um aumento significativo de 14,18% no total. Esses dados acentuam a urgência de medidas eficazes para combater a proliferação do mosquito transmissor da dengue e reforçam a importância da conscientização e ação coordenada para enfrentar essa situação crítica de saúde pública em Santa Catarina.