São José coletou mais de mil quilos de móveis e itens domésticos descartados em ruas

De janeiro a março deste ano, o serviço de recolhimento de inservíveis – mantido pela Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Infraestrutura – coletou mais de mil quilos de materiais como sofás, colchões, camas, armários, guarda roupas, televisores, geladeiras, fogões e pias, pelas ruas do Município. O descarte irregular destes materiais é considerado crime ambiental, e afeta diversos municípios brasileiros de médio e grande portes.

O secretário de Infraestrutura, Júlio Cézar da Silva, explica que esse serviço integra a limpeza urbana, que é uma condição básica de uma cidade organizada. “Muitas pessoas não sabem o que fazer com este tipo de material, que na maior parte das vezes acaba sendo descartado em terrenos baldios. Esse material é recolhido gratuitamente pela Prefeitura e tem uma destinação ambiental correta.”

De acordo com ele, o agendamento do recolhimento deve ser feito pelo telefone da Ouvidoria da Prefeitura 0800-644-9040, de segunda a sexta-feira. “A partir do cadastro da solicitação, nosso pessoal faz a programação para a coleta no local”, explica. A equipe começa o trabalho logo cedo, às 8 horas, e o recolhimento se estende até às 17 horas.

 O descarte de lixos e entulhos na rua ou em áreas clandestinas é crime ambiental inafiançável, passível de multa e até pena de reclusão pela Lei Federal 9.605. Não são considerados volumosos os resíduos provenientes da construção civil (restos de demolição, madeiras de construção, tijolos, cerâmicas, telhas de qualquer material, latas de tintas e solventes).

Ambiental

Além deste serviço, os moradores de São José interessados em descartar resíduos volumosos, como móveis não usados, eletrodomésticos e resíduos de poda de jardins, podem agendar a coleta com a empresa Ambiental, responsável pela coleta de lixo e outros resíduos no Município. O custo deste serviço está incluso na Tarifa de Limpeza Urbana (TLU).

O interessado pode entrar em contato para agendamento através dos telefones (48) 3112-3344 ou (47) 99963-5900. O prazo para atendimento das solicitações de coleta é de até 10 dias úteis a partir da data de agendamento. Esse prazo pode sofrer alteração em razão de situações que cause grande demanda pelo serviço, como enchentes e alagamentos, por exemplo.

Todos os resíduos devem ser acomodados na calçada a partir do dia do agendamento, pois as equipes não podem entrar em propriedades privadas.

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