Executado desde 2022, o Trato por Criciúma já colaborou com a regularização do sistema hidrossanitário e da conexão à rede de coleta de esgoto em aproximadamente 1.500 imóveis.
O programa da CASAN que completa dois anos nesta quinta-feira (20/6) é voltado à vistoria, diálogo e orientação técnica gratuita sobre a adequada ligação ao Sistema de Esgoto.
Aproximadamente 8 mil comunicados foram entregues aos moradores para agendamento das vistorias. Entre os imóveis que receberam a inspeção, 2.512 estavam regulares – outros 1.479 foram adequados após a visita e orientação técnica gratuita das equipes (um índice de 61% de regularização).
Porém 1.588 casos ainda possuem algum tipo de inadequação e precisam providenciar as melhorias.
“Nesses dois anos de atuação conseguimos dar continuidade a esse trabalho fundamental para o bom funcionamento do Sistema de Esgoto, para a conservação do ambiente, o desenvolvimento sustentável e econômico de Criciúma”, destaca o engenheiro, Eduardo Neckel, da Tec Civil Construções, empresa que executa o Trato em Criciúma.
Um dos principais resultados é o controle de ligações irregulares de esgoto nas redes de drenagem.
Os agendamentos de vistorias após a regularização, e também para primeira visita, devem ser solicitados pelo telefone (48) 3413-6410 (WhatsApp). Com as instalações adequadas, o morador recebe um documento que comprova a regularização hidrossanitária e a correta ligação ao Sistema de Esgotamento Sanitário operado pela CASAN.
Importância da regularização
O programa tem como propósito a regularização das ligações ao Sistema de Esgotamento Sanitário, contribuindo com a saúde pública, a melhoria da qualidade ambiental e sanitária de Criciúma.
“Os moradores estão compreendendo a importância da regularização, buscando o programa para orientações e adequações. Mas claro, precisamos de uma adesão maior para a primeira vistoria, para que assim possamos avaliar como estão as instalações internas e a conexão com a rede de coleta”, explica o engenheiro.
O Trato já entregou comunicados em 16 bairros, preparando os moradores para as visitas.
As principais falhas encontradas são esgoto conectado à rede pluvial, água pluvial ligada na rede de esgoto, ausência ou subdimensionamento de caixa de gordura, caixa de gordura sem sifão, fossa conectada à rede ou imóveis não conectados.