Desde o início desta temporada de verão, os bombeiros de Santa Catarina realizaram 2.153 resgates de arrastamentos ou afogamentos nas praias do estado, conforme o último balanço divulgado nesta terça-feira (23). Esse número representa uma média de cerca de 60 pessoas por dia, o equivalente a um salvamento a cada 12 minutos durante o expediente nos postos guarda-vidas. Os dados abrangem o período entre 16 de dezembro de 2023 e 21 de janeiro de 2024.
A temporada também contabilizou 36 mortes por afogamento, sendo nove em áreas privativas, como piscinas; 14 em água salgada e 13 em água doce. Notavelmente, apenas três dessas mortes ocorreram em áreas com serviço de guarda-vidas, representando uma redução significativa de 40% em comparação com a temporada anterior, que registrou cinco óbitos em locais monitorados.
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) reforça a importância da prevenção e aconselha que os banhistas busquem se banhar próximo aos postos guarda-vidas, estejam atentos às bandeiras de sinalização, sigam as orientações dos guarda-vidas e respeitem os avisos sonoros, como apitos, e as abordagens preventivas.