Santa Catarina anunciou a liberação da segunda dose de reforço da vacina bivalente contra a Covid-19, direcionada a pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos. Este grupo específico é o alvo da campanha, que busca fortalecer a proteção em meio ao aumento dos casos da doença no estado desde outubro. Até agora, foram registrados 48 mil casos este ano, resultando em 293 mortes, conforme dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC).
A segunda dose da vacina bivalente está disponível para aqueles que receberam a última dose há mais de seis meses, e os postos de saúde são os locais indicados para a imunização.
Santa Catarina já aplicou mais de 16 milhões de doses contra a Covid-19, incluindo pouco mais de 720 mil doses da vacina bivalente. O diretor da Dive/SC, João Fuck, enfatizou a importância de buscar as doses de reforço, especialmente para crianças e adolescentes, ressaltando que esse grupo ainda possui um percentual baixo de vacinação contra a doença.
João Fuck, diretor de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive), reforçou a importância de todos atualizarem seus esquemas vacinais com as doses recomendadas para cada faixa etária, destacando a eficácia das vacinas disponíveis contra as variantes em circulação, prevenindo sintomas graves e mortes.