A Petrobras informou a redução do preço do diesel nas distribuidoras, efetiva a partir desta sexta-feira (8). Entretanto, o impacto dessa diminuição nos postos de combustíveis de Santa Catarina pode levar algum tempo para ser percebido.
Joel Fernandes, vice-presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis Minerais de Florianópolis (Sindópolis), explicou que o diesel é um dos combustíveis com baixa rotatividade nos postos urbanos. Por essa razão, a mudança de preço pode demorar, pois o combustível atualmente nos postos foi adquirido a preços mais elevados.
Nos postos localizados em rodovias, com maior movimentação de veículos de carga, a redução deverá ser repassada mais rapidamente, uma vez que a demanda constante exigirá a compra do combustível com os novos valores.
A Petrobras comunicou uma redução de R$ 0,27 por litro no preço médio de venda do diesel A para as distribuidoras, fixando-o em R$ 3,78 por litro. A estatal justificou o ajuste com base na análise do mercado internacional.