Novo planetário da Udesc estimulará ensino de ciências em São Bento do Sul e região

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do Centro de Educação do Planalto Norte (Ceplan) e de uma parceria com a Prefeitura de São Bento Sul, inaugurou nesta terça-feira, 26, um planetário digital no campus de São Bento do Sul.

O evento foi prestigiado por mais de 100 pessoas e contou com a presença do pró-reitor de Extensão Cultura e Comunidade da Udesc, Alfredo Balduíno Santos, representando o reitor Dilmar Baretta; do reitor eleito para Gestão 2024-2028 da Udesc, José Fernando Fragalli; da coordenadora do Museu da Escola Catarinense (Mesc), Sandra Makowiecky; do diretor-geral da Udesc Planalto Norte, Delcio Pereira; da professora Débora Barni de Campos, uma das idealizadoras do planetário; e dos prefeitos Antonio Joaquim Tomazini Filho (São Bento do Sul) e Alice Bayerl Grosskopf (Campo Alegre), entre outras autoridades.

O planetário construído tem uma estrutura fixa, com um teatro interno e um domo, no qual representações do sistema solar, da galáxia ou do universo, por exemplo, podem ser projetadas com o uso de uma tela hemisférica e de um projetor especializado.

Este tipo de experiência imersiva, além de ser considerada um “espetáculo visual”, caracteriza-se também como ferramenta de aprendizado em astronomia, matemática, geografia, física e diversas áreas das ciências. Pode, ainda, proporcionar experiências audiovisuais imersivas de qualquer natureza.

Para a construção do planetário, houve um investimento de R$ 93 mil reais pela Prefeitura de São Bento Sul, por meio de um convênio entre a Secretaria Municipal de Educação e a Udesc Planalto Norte. O restante do projeto, com a construção do domo, equipamentos e mobiliário do espaço, foi financiado pela universidade, com custo de R$ 899 mil.

Este é o terceiro planetário atualmente em funcionamento na Udesc, que teve um planetário móvel inflável adquirido em 2021 pela Udesc Joinville, e um planetário digital implementado em 2022 pela Udesc Oeste em Pinhalzinho.

Visitações

A agenda de visitas estará aberta ao público a partir de junho, com acesso totalmente gratuito. Os agendamentos poderão ser realizados através do e-mail planetario.ceplan@udesc.br

Já para os meses de abril e maio, está programada a capacitação dos agentes envolvidos nas atividades do planetário.

Compartilhe essa notícia:

Veja também

Mais vistos

Últimas notícias