Na tarde de terça-feira (9), a Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou um projeto de lei que estabelece um mês dedicado à conscientização sobre a doença de Parkinson. Esse projeto modifica a Lei n° 18.531, de 2022, introduzindo o ‘Abril da Tulipa Vermelha’ no calendário estadual.
O deputado Napoleão Bernardes (PSD), proponente da medida, explicou que o objetivo é ampliar a visibilidade e a educação sobre a doença, aproveitando o Dia Mundial de Conscientização do Parkinson, celebrado em 11 de abril, para promover um período prolongado de atividades informativas sobre a condição.
A escolha do símbolo, a tulipa vermelha, tem respaldo internacional, originária do gesto de um floricultor holandês, J.W.S Van der Wereld, acometido pela doença, que nomeou sua criação de “Tulipa Dr.James Parkinson” em tributo ao médico que deu nome à condição.
Com a instituição do “Abril da Tulipa Vermelha”, pretende-se fomentar o reconhecimento e a empatia para com os indivíduos portadores da doença de Parkinson, similarmente ao que acontece com o uso do cordão de girassol para representar o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras condições invisíveis. O texto agora aguarda a sanção do governador para se tornar lei.