Nesta terça-feira (23), representantes das secretarias de Segurança Pública, Saúde, Assistência Social, Procuradoria-Geral do Estado e a Polícia Militar realizaram uma reunião para abordar ações relacionadas à população em situação de rua em Santa Catarina.
Durante o encontro, os gestores debateram estratégias e responsabilidades em relação ao desafio que a presença de pessoas em situação de rua tem representado para a segurança pública nos municípios.
O secretário de Segurança Pública, Sargento Lima, destacou que a reunião buscou estabelecer limites claros entre as responsabilidades municipais e estaduais. O objetivo é permitir que o Estado possa colaborar com cada prefeito de Santa Catarina na definição de estratégias conjuntas.
Sargento Lima ressaltou a importância da atuação estadual, especialmente em situações que afetam a segurança pública, como ataques ao cidadão, estupro, assalto, furto, depredação do patrimônio público e privado. Nessas circunstâncias, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) atuará em conjunto para abordar essas questões.
A secretária da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), Maria Helena Zimmermann, enfatizou que o Estado está implementando a Política Estadual para a População em Situação de Rua, buscando ações socioassistenciais e parcerias com os municípios para promover a reinserção social. Segundo ela, isso faz parte do compromisso do Governo do Estado em construir políticas públicas de desenvolvimento para resgatar a dignidade social dos cidadãos.
Carmen Zanotto, secretária de Estado da Saúde, mencionou a importância da cooperação com os 295 municípios catarinenses, destacando as atribuições específicas de cada pasta para abordar a problemática.
A reunião, que contou com a presença do procurador-geral do Estado, Márcio Vicari, do chefe do Estado-Maior-Geral da Polícia Militar de SC, coronel Jailson Aurélio Franzen, do secretário adjunto da Segurança Pública de SC, Freibergue Rubem do Nascimento e assessores das pastas, visou fortalecer a colaboração entre os órgãos estaduais na abordagem desse desafio social.