Desenvolvimento Educacional: Expansão dos Institutos Federais para o Norte e Sul da Ilha

Como objetivo de abordar sobre a importância do aumento de Institutos Federais em Florianópolis, foi realizada na tarde desta sexta-feira (03), audiência pública através da Comissão de Educação, Cultura e Desporto (CECD) com a presença de estudantes, população e com autoridades. 

A necessidade da criação de novos institutos nas regiões Norte e Sul da Ilha, pelo crescimento demográfico da região foram destaques durante o debate, tendo em vista que, atualmente, a cidade possui dois campus, um localizado no Centro e, outro, no Continente.

Em sua fala o Reitor dos Institutos Federais de Santa Catarina, Maurício Gariba Júnior, trouxe em questão o Programa de Aceleração e Crescimento do Governo Federal, afirmando que a iniciativa pode impulsionar o aumento dos Institutos na cidade. “É claro que Florianópolis teve um desenvolvimento muito grande. Temos dois campus, um no Centro, e um no Continente, em áreas distintas, mas percebemos, por exemplo, que o Norte e o Sul da Ilha obtiveram um crescimento enorme que pode ter ofertas de cursos pelo Instituto Federal de Santa Catarina para essa região. É claro que isso tudo depende do Programa de Aceleração e Crescimento do Governo Federal, que permitiu, a partir do dia 23, 100 campus, e a proposta do Governo Lula é chegar a 1.000. Então, vemos com bons olhos essa iniciativa, para discutirmos essa possibilidade”, disse.

Morador do Campeche há quase 40 anos, o Professor Voluntário Pedro Teixeira afirma que trazer essa discussão à Casa Legislativa é de grande importância, levando em consideração que essa ação incentivará muitos alunos e outros professores a reivindicarem seus direitos. “Nós temos ações no sentido de resgatar essa questão da educação no Sul da Ilha, então, acho que é muito legítimo trazer essa questão. É uma demanda que vai mobilizar uma região que é maior do que muitas cidades de Santa Catarina. Percebemos que essa juventude é ávida, isso é muito forte. Que mais debates se façam”.

Representando o governo Federal, a Diretora de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Carla Comerlato Jardim destacou a importância  de participar de um debate sobre a necessidade que as comunidades que não estão localizadas no centro da cidade de poder contar com o campus do Instituto Federal, uma transformação social e econômica de oportunidades. “O Presidente anunciou, recentemente, uma nova fase de expansão dos Institutos Federais, com a criação de 100 campus. Evidentemente, a partir do momento em que estou aqui representando o Ministério da Educação, ouvindo os pleitos da comunidade, faremos chegar, sim, ao nosso Secretário de Educação Profissional e Tecnológica, ao nosso Ministro Camilo, a demanda que Florianópolis nos apresenta. Temos certeza que, como grande parte das lutas, essa que se inicia hoje, envolvendo a mobilização popular, pode chegar, sim, à felicidade do anúncio de um novo campus na Região Norte, Sul ou quem sabe até uma unidade em cada extremidade da Ilha, fornecendo à essas pessoas um espaço de inclusão e de profissionalização”.  

A Vereadora Elenira Vilela, autora do requerimento, reacendeu que os dados trazidos mostram que a cidade está dentro dos critérios para expansão do ensino com novas unidades. “Faremos uma indicação da Câmara de Vereadores para o Ministério da Educação, solicitando essas novas unidades, e também para a Prefeitura do Estado, que enviem os esforços necessários para essa realização. Ficou explícito que a comunidade quer essas unidades, e que é benéfica para o desenvolvimento da cidade. Também abrimos um abaixo-assinado, porque queremos que toda a população se manifeste, porque, quando mandarmos a indicação, mandaremos em conjunto as assinaturas das pessoas. Tivemos a presença da SPU (Secretaria do Patrimônio da União), que também deixou explícita a possibilidade, que temos terrenos disponíveis, e que é importante que a Secretaria seja chamada desde o início do processo”, concluiu.

Compartilhe essa notícia:

Veja também

Mais vistos

Últimas notícias