No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado anualmente em cinco de junho, deputados da Assembleia Legislativa de Santa Catarina plantaram mudas de árvores nativas para comemorar a data e também para dar início a uma nova ação do Programa Alesc Sustentável.
A partir de agora, por iniciativa do Presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente, deputado Marquito (Psol), os parlamentares vão plantar árvores em todas as cidades que vão sediar o programa Alesc Itinerante, de regionalização das atividades do Parlamento catarinense.
“O programa de sustentabilidade foi reformulado, as atividades que já existiam estão sendo retomadas, e nós avançamos na iniciativa com a neutralização de carbono, iniciando no Alesc Itinerante. Calculamos todo o carbono que a gente gasta com os deslocamentos e vamos neutralizar esse carbono com o plantio de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, considerando que o território do estado está recoberto por este bioma.”
Esta primeira ação foi no pátio da Expoville, no município de Joinville, onde está sendo realizada a segunda etapa do programa. Os deputados plantaram mudas de Gabiroba, Uvaia, Pitanga e Araçá.
“Com esta ação, queremos sensibilizar, colocar a mão na terra para conscientizar a sociedade de que vivemos um dilema profundo de eventos climáticos extremos, que são resultado da nossa forma de produção e consumo”, reforça Marquito.
Este primeiro plantio foi uma parceria com a prefeitura de Joinville, que cedeu as mudas e o composto orgânico necessário.