Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina analisa recurso da defesa do senador Jorge Seif contra pedido de cassação

Nesta terça-feira (23), o Tribunal Regional Eleitoral em Santa Catarina (TRE-SC) terá em pauta mais um recurso da defesa do senador Jorge Seif (PL-SC) contra o pedido de cassação em andamento. A Coligação Bora Trabalhar, liderada pelo PSD, que ficou em segundo lugar na eleição de 2022, com Raimundo Colombo, protocolou a ação, mas o TRE-SC já se posicionou contra.

A defesa de Seif apresentou dois recursos chamados de “embargos de declaração”, que visam ajustes nos resumos das decisões, sem alterar o entendimento do tribunal. Nos bastidores, há a percepção de que a estratégia da defesa é protelar o envio do caso para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde a perspectiva é menos favorável ao senador.

A expectativa do PSD era que o processo subisse para Brasília em 2023, o que não ocorreu. Com o julgamento desta terça-feira, a previsão é que o pedido de cassação seja encaminhado ao TSE nos próximos dias. O relator será o ministro Floriano de Azevedo Marques Neto.

No cenário futuro em Brasília, especula-se sobre a possível cassação de Seif. O PSD argumenta que Raimundo Colombo deveria assumir, mas o entendimento atual do TSE aponta para a realização de uma nova eleição. O desfecho provavelmente será objeto de discussão no Supremo Tribunal Federal (STF).

Compartilhe essa notícia:

Veja também

Mais vistos

Últimas notícias