O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, aceitou o convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para assumir o cargo de Ministro da Justiça. O anúncio oficial da nomeação está programado para a manhã desta quinta-feira (11).
Lewandowski substituirá Flávio Dino no Ministério da Justiça, uma vez que Dino assumirá uma cadeira no Supremo Tribunal Federal em fevereiro. A agenda oficial da Presidência da República indica uma reunião entre Lula, Flávio Dino e Lewandowski na manhã desta quinta-feira, seguida pelo anúncio formal da nomeação.
O ex-ministro do STF se aposentou em abril de 2023 ao atingir a idade máxima de 75 anos para ocupar uma posição na Corte. Nomeado pelo presidente Lula em 2006, Lewandowski era o favorito do atual presidente para assumir o Ministério da Justiça. Desde a indicação de Flávio Dino para o STF, vários nomes foram cogitados como substitutos, incluindo Ricardo Cappelli, secretário-executivo do Ministério da Justiça, e Jorge Messias, advogado-geral da União.