Na manhã desta sexta-feira (26), os prefeitos indicados para integrar o conselho executivo da Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (Fecam) chegaram a um consenso e formaram uma chapa única para concorrer à eleição do mandato de 2024. A chapa será submetida à aprovação durante a Assembleia Geral Ordinária, agendada para a próxima quarta-feira (31), na sede da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (Granfpolis), reunindo prefeitos de todas as regiões do estado.
O prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira, foi escolhido para presidir a instituição, representando uma continuidade no mandato da atual presidente, a prefeita de Vargem, Milena Lopes. O prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall, foi indicado para o cargo de 1º vice-presidente.
“A união para a composição de uma chapa de consenso demonstra a maturidade e o comprometimento que temos, não só com os municípios catarinenses, mas com toda a sociedade. Reafirmo o meu compromisso com a Fecam e com todos os prefeitos ao continuar na diretoria neste ano”, afirmou a presidente Milena Lopes.
O ano de 2023 foi marcado por um esforço conjunto de reconstrução e fortalecimento para a Fecam e o municipalismo catarinense. A instituição trabalhou incansavelmente para colocar as demandas municipalistas no centro das discussões e ações políticas, em colaboração com os Governos Estadual e Federal.
Durante o ano, a Fecam esteve presente em Brasília em diversas ocasiões, acompanhada pelos prefeitos catarinenses, para debater questões cruciais como a reforma tributária, o pacto federativo, programas de distribuição de renda e os pisos salariais das diferentes categorias.
A chapa única apresentada é composta por membros de diferentes municípios catarinenses, evidenciando a representatividade regional na gestão da Fecam. A votação e aprovação durante a assembleia serão decisivas para definir a liderança do conselho executivo.