Incertezas Climáticas: Santa Catarina Encara 2024 com Preocupações sobre Chuvas Intensas e Temperaturas Elevadas

Ao revisitar os eventos climáticos de 2023 em Santa Catarina, surge a insegurança sobre o que 2024 reserva: as chuvas intensas retornarão, potencialmente causando novas enchentes históricas? E qual será o padrão das temperaturas nos próximos meses? A expectativa é de desastres naturais?

Embora seja quase impossível prever com certeza o comportamento climático, alguns fatores meteorológicos indicam tendências para o tempo no estado em 2024. O El Niño, fenômeno responsável pelas chuvas persistentes na primavera de 2023, continua exercendo sua influência.

De intensidade forte, durante o verão, o El Niño deixa de impactar nas chuvas e passa a influenciar nas temperaturas em Santa Catarina, explica a meteorologista da Epagri/Ciram, Gilsânia Cruz. É por isso que se espera uma estação mais quente que o normal, com ondas de calor intensas, já que as massas de ar quente atuam com maior frequência e duração.

Em relação às chuvas, a previsão é que fiquem dentro do volume esperado, ou até um pouco abaixo da média em regiões próximas ao Paraná, durante este verão. As precipitações seguirão o padrão comum para esta época, principalmente entre o fim de tarde e noite, de maneira rápida e em pontos isolados. No entanto, o risco de eventos extremos persiste, especialmente em relação a temporais com raios, granizo e ventania. O estado, portanto, permanece atento e vigilante diante das variáveis climáticas que moldarão o ano de 2024.

Compartilhe essa notícia:

Veja também

Mais vistos

Últimas notícias