A Universidade do Vale do Itajaí (Univali), afiliada à Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE), conquistou o título de Instituição de Ensino Superior mais sustentável de Santa Catarina em 2023, de acordo com o UI GreenMetric World University Ranking. Em uma avaliação global que incluiu 1.183 instituições ao redor do mundo, 43 brasileiras e duas catarinenses, a Univali se destacou como a mais bem classificada.
A Univali garantiu o 1º lugar no estado de Santa Catarina e a 25ª posição no Brasil no ranking, que analisa indicadores de sustentabilidade em seis categorias: ambiente e infraestrutura, energia e mudança climática, desperdício, água, transporte, educação e pesquisa. A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) também integrou a lista.
O reitor da Univali, professor Valdir Cechinel Filho, atribui esse feito ao compromisso institucional com a sustentabilidade, destacando um esforço considerável na implementação de práticas sustentáveis nos campi e nas comunidades onde a universidade atua.
“Celebramos com grande alegria e orgulho esta excelente classificação. Essa conquista reflete o compromisso institucional com a preservação do meio ambiente, e queremos agradecer imensamente a todos os acadêmicos, colaboradores e docentes envolvidos em práticas que causam impactos positivos nesta área”, comemora o reitor.
A Univali, através de sua vida acadêmica, promove uma série de ações e projetos sustentáveis, envolvendo a comunidade por meio de projetos de extensão. Essa abordagem contribui para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e impactar positivamente a comunidade local.
O UI GreenMetric World University Ranking, criado pela Universitas Indonésia em 2010, busca medir os esforços de sustentabilidade das universidades em todo o mundo. O ranking é uma ferramenta de autoavaliação para as instituições de ensino superior, contribuindo para o discurso acadêmico sobre sustentabilidade e promovendo mudanças sociais direcionadas pelas universidades.
Comparado ao ranking de 2022, a Univali registrou um crescimento significativo de 18% na pontuação geral, impulsionado principalmente pelas categorias de água e transporte. O foco em programas de conservação e reciclagem da água, assim como iniciativas de mobilidade sustentável, contribuíram para esse avanço.
O reitor destaca a importância de projetos como o Programa de Eficiência Energética, iniciado em 2016, que evitou a emissão de 1.570 toneladas de CO2 na atmosfera. Além disso, a Univali conquistou o Selo Net Zero Energy Building para os campi de Biguaçu, Tijucas e Piçarras.
A Univali reforça seu compromisso com a melhoria contínua das práticas de sustentabilidade e se mantém motivada a integrar ainda mais a gestão sustentável em todos os níveis, fortalecendo seus indicadores. O trabalho conjunto de professores, alunos e técnicos administrativos, com o apoio da Gestão Superior, é ressaltado como fundamental nesse processo.
A Univali, como parte das universidades comunitárias associadas à ACAFE, reforça seu envolvimento em iniciativas sustentáveis, contribuindo para o desenvolvimento do ensino, ciência, tecnologia e inovação em Santa Catarina. A ACAFE, fundada em 1974, congrega 14 universidades no estado e desempenha um papel ativo em projetos sustentáveis envolvendo suas instituições comunitárias.