Entre os dias 26 e 28 de abril o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) irá realizar nas dependências do Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM), em Florianópolis, a 5º edição do Desafio Catarinense de Resgate Veicular. O evento, organizado pela corporação, é capitaneado pela Coordenadoria de Resgate Veicular da corporação com apoio da Comissão Nacional de Salvamento Veicular (CONASV), junto com a Associação Brasileira de Resgate e Salvamento (ABRES). Todas as 14 equipes que irão competir serão formadas por bombeiros militares e comunitários do CBMSC e bombeiros voluntários da Associação de Bombeiros Voluntários de Santa Catarina (ABVESC). Cada equipe deve conter no mínimo seis integrantes e cada uma representará o seu município ou batalhão de origem.
O objetivo do Desafio é auxiliar no desenvolvimento das habilidades relacionadas ao resgate veicular, visando capacitar e aperfeiçoar os conhecimentos dos bombeiros e equipes de salvamento que têm sido cada vez mais solicitadas para atuar em resgates e atendimentos centrados às vítimas. “Esses desafios são importantes pois fomentam que os treinos das equipes sejam intensificados constantemente, afinal as habilidades necessárias para atuar com vítimas em acidentes de trânsito são constantemente alteradas e nossas equipes precisam estar preparadas para todas as situações”, afirma o capitão Bruno Lazarin Koch, membro da Coordenadoria de Resgate Veicular e um dos organizadores do evento. Ainda de acordo com o capitão, o Desafio promove a integração entre equipes de todo o estado para demonstrarem suas habilidades em um cenário realista, com ambiente de treinamento e aprendizagem com qualidade controlada.
A quinta edição do Desafio contará com inovações nos cenários e na configuração das equipes para realização das manobras. Eles serão avaliados quanto às capacidades de Atendimento Pré-Hospitalar (APH), habilidades técnicas e de comando em até três cenários diferentes de sinistros de trânsito. “Todas as equipes serão expostas a situações de atendimentos em que devem agir com precisão, segurança e agilidade com um tempo determinado para realizar o resgate da vítima”, destaca o capitão.
Competições de resgate veicular são realizadas entre Corpos de Bombeiros de todo o mundo, todas com o mesmo objetivo: melhorar a técnica e desempenhar o melhor resgate possível. Desde que começou a participar de competições de resgate veicular em 2016, o CBMSC conquistou vaga para todas as edições do Desafio Mundial de Resgate, evento promovido pela Organização Mundial de Resgate. Equipes militares participaram dos desafios de Targu Mures – Romênia (2017), Cidade do Cabo – África do Sul (2018), La Rochelle – França (2019), Luxemburgo (2022) e Lanzarote – Ilhas Canárias – Espanha (2023). A equipe Condá Rescue Team do CBMSC em Chapecó já está classificada para a edição de 2024 que ocorrerá em novembro na Ilha da Madeira – Portugal.