Projeto que institui “Brasil Amigo da Pessoa Idosa” em Florianópolis é aprovado

Em Sessão Ordinária ocorrida nesta segunda-feira (27) na Câmara de Florianópolis, foi aprovado por 18 votos favoráveis o Projeto de Lei 18980/2023, de autoria do Executivo, que estabelece, na cidade, a Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa. 

A iniciativa, constituída por um Certificado com metas, é voltada à oferta de melhores condições de vida para a população idosa, em especial, à em situações vulneráveis, incentivando comunidades e cidades a promoverem ações de caráter intersetorial e interinstitucional, garantindo o envelhecimento ativo saudável e sustentável dessas pessoas. 
No município, a Estratégia utilizará a metodologia proposta pela Organização Mundial de Saúde (OMS) de forma adaptada para promover melhorias às pessoas atendidas, visando ouvir necessidades da população idosa, avaliar, monitorar e atuar em colaboração nas áreas necessárias para criar ambientes físicos, sociais e favoráveis aos idosos, garantindo um envelhecimento assistido pelas diferentes vertentes das políticas municipais.

Segundo o Líder de Governo, vereador Gabrielzinho, o desenvolvimento do Projeto aprovado tem sido realizado de forma responsável, visando melhorias à população idosa florianopolitana. “O objetivo do Projeto é fazer com que tenhamos um espaço voltado ao idoso, mostrando o compromisso e o comprometimento da Prefeitura com a pessoa da melhor idade, tendo todas as ações, todos os projetos, as questões sociais, e de tudo que envolve a pessoa idosa. Tudo o que tem sido feito tem sido de forma planejada, otimizada, visando o compromisso com o dinheiro público, mas, principalmente, pensando nas pessoas. A pessoa idosa merece, sim, o respeito”, disse.

O Brasil Amigo da Pessoa também quer protagonizar a população idosa de Florianópolis por meio de orientações políticas públicas destinadas ao envelhecimento populacional, e da efetivação da Política Nacional da Pessoa Idosa, fortalecendo serviços públicos como os de políticas de saúde, assistência social, desenvolvimento urbano, transporte, direitos humanos, educação, segurança e comunicação.

Além disso, na execução das ações da iniciativa, entes federativos como financiadores e cooperadores técnicos das ações poderão contribuir, com parcerias entre órgãos e entidades públicas ou privadas para a implementação das ações, gerando uma cidade amigável aos idosos.

Para a integrante do Floripa 60+, ação da Prefeitura da cidade, Luzia da Cruz Silva, a aprovação do Projeto é essencial para que a população idosa siga com mais saúde, felicidade e inclusão, tendo em vista que, muitas vezes, eles se sentem isolados da sociedade. “É bom para que tenhamos visibilidade porque, às vezes, ficamos à margem. Os Projetos que realizamos traz melhorias à qualidade de vida. Muitas pessoas que convivo e conheço se sentem muito abandonadas às vezes, porque não têm com quem conversar, por algum problema que não consegue lidar com a família, então, com uma outra pessoa às vezes é mais fácil de falar. Acho que é ter mais visibilidade e mais consciência de que o idoso precisa de inclusão”, disse.

Compartilhe essa notícia:

Veja também

Mais vistos

Últimas notícias