O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) identificou a origem do ônibus que trouxe 44 pessoas em situação de rua para Florianópolis. O veículo teria partido de Teofilândia, município na Bahia, com pouco mais de 21 mil habitantes. A informação foi confirmada pelo promotor Daniel Paladino em entrevista à CBN Floripa.
Segundo Paladino, o ônibus desembarcou em um local incomum, próximo ao Terminal de Integração da Trindade (Titri), e os passageiros não tinham vínculo com Florianópolis. A prefeitura de Teofilândia tem 15 dias para responder aos questionamentos do MPSC.
O promotor destacou que casos como esse não são raros, e o MPSC intensificará esforços para evitar que se repitam. Ele ressaltou que os municípios identificados praticando essa irregularidade serão responsabilizados civil e criminalmente por essa prática desumana.
Dados da Secretaria de Assistência Social de Florianópolis indicam que 968 pessoas em situação de rua estão cadastradas no município, sendo apenas 123 de Florianópolis e 667 de outros Estados. A situação destaca a necessidade de medidas para evitar ações semelhantes no futuro.