Floripa Conecta: evento gera desenvolvimento econômico e fomenta turismo da Capital

Dando continuidade ao início das atividades legislativas do mês de abril na Câmara Municipal, uma Tribuna Livre voltada para a apresentação do relatório final da edição de 2023 do Floripa Conecta foi realizada, atendendo ao requerimento de N° 428/2023, proposto pelo vereador João Cobalchini, presidente da Casa.

O acontecimento, ocorrido em agosto de 2023, tem como propósito principal fortalecer o desenvolvimento econômico regional através da união de atores importantes do setor de tecnologia, do turismo e toda a indústria criativa, conectando iniciativas públicas, privadas e eventos no município. Na época, o Floripa Conecta gerou um impacto turístico estimado em aproximadamente R$ 35 milhões, contando com uma agenda de mais de 120 eventos e mais de 120 mil participantes.

A iniciativa surgiu em 2019 por meio da união de essenciais entidades da cidade, como o Sebrae, CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca), Acate (Associação Catarinense de Tecnologia), e a Prefeitura de Florianópolis. 

Conhecido como um dos menos favoráveis para a economia florianopolitana por conta da queda no setor turístico, no mês de agosto, umas das principais redes afetadas são as de hotelaria, bares e restaurantes. Com a existência deste problema, o Floripa Conecta leva as pessoas à capital catarinense, fornecendo ações de entretenimento para todo o público.

O tempo cedido em tribuna esclareceu a importância do evento e da criação de novas oportunidades que surgem a cada edição. Representando a iniciativa, o diretor-executivo do Floripa Conecta, Thaynan Mariano, destacou: “O Floripa Conecta, em 2023, teve mais de 160 eventos acontecendo durante todo o mês de agosto, com mais de 120 mil pessoas participando. Mais de 40% desse público eram turistas de todos os estados do Brasil, e também do Distrito Federal, além de mais de 20 países. Acabamos tendo um impacto econômico na cidade de mais de R$ 100 milhões, e isso, é claro, por conta da ocupação da rede hoteleira, e movimentação nos bares e restaurantes. Um movimento como esse promove Florianópolis a ponto de termos um retorno de mídia positivo, falando tanto do movimento, quanto da cidade, em ordem de R$ 10 milhões, em mídia local e nacional”.

Este ano, o município receberá mais uma edição do movimento, que ocorrerá novamente no mês de agosto. “Esperamos movimentar em torno de 200 eventos para esse ano, gerando a capacitação de eventos e novos produtores, porque, para que tenhamos melhores eventos na cidade, precisamos que os nossos produtores estejam mais capacitados e fazendo melhores negócios”, conclui o diretor-executivo.

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