A Prefeitura de Florianópolis acaba de lançar um serviço revolucionário que não só é pioneiro na capital catarinense, mas em todo o Brasil: a Consulta Ambiental Automatizada. Essa ferramenta representa um passo significativo em direção à transparência e eficiência na gestão ambiental e pode até mesmo servir de modelo para outras cidades em todo o país.
A Consulta Ambiental Automatizada, agora disponível através do inovador Sistema de Gestão Territorial, conhecido como GeoFloripa, é o resultado da colaboração entre a Secretaria de Planejamento e Inteligência Urbana e a Fundação Municipal do Meio Ambiente, a Floram. Esse avanço notável está revolucionando a maneira como a cidade lida com a gestão de seu meio ambiente, especialmente quando mais de 50% de seu território é composto por áreas de preservação permanente.
Essa iniciativa municipal é apenas mais um exemplo do potencial inexplorado do Sistema de Gestão Territorial, o GeoFloripa, para fornecer serviços essenciais aos seus cidadãos. Agora, a consulta ambiental automatizada é um requisito fundamental para todas as novas construções na cidade e faz parte do processo de licenciamento de obras declaratórias.
A Importância da Consulta Ambiental Automatizada é inegável, principalmente em tempos de crises ambientais, como os recentes alagamentos causados pelas fortes chuvas na capital catarinense. A prefeitura, graças a essa ferramenta, conseguiu acompanhar as ações de forma eficaz e mapear todas as ocorrências no sistema Geofloripa.
A automatização das análises agora permite que os órgãos públicos tomem medidas preventivas mais eficazes para evitar futuros problemas e desastres socioambientais. Essa inovação é uma demonstração do compromisso de Florianópolis com a proteção de seu patrimônio natural e o bem-estar de seus habitantes, além de abrir portas para um modelo de gestão ambiental eficiente que outras cidades brasileiras podem se inspirar.