A programação do Ciclo do Divino em Florianópolis terá início neste sábado (11), marcando o começo de uma das festas populares mais tradicionais da capital catarinense. As atividades começarão às 8h30 na Catedral Metropolitana, localizada no centro da cidade.
Às 9h, será realizada uma celebração religiosa que incluirá a apresentação das cortes das 14 comunidades participantes, a benção dos pães do Divino e o cumprimento de promessas. Este rito remonta às origens da festa no século XIV em Portugal, promovendo a ideia de partilha e comunhão entre os participantes. O evento se encerrará às 10h com um cortejo que percorrerá as principais ruas do centro, iniciando na Rua Tenente Silveira e passando pelas ruas Jerônimo Coelho, Conselheiro Mafra e dos Ilhéus, finalizando no Largo da Catedral.
Além dos casais festeiros das 14 comunidades de Florianópolis, a festa contará com a presença de seis casais de municípios vizinhos convidados, incluindo Santo Amaro da Imperatriz, Biguaçu, Bombinhas, Governador Celso Ramos, São José e Palhoça. Cada casal é responsável por liderar a celebração em sua respectiva comunidade.
A Festa do Divino tem suas raízes no século 14 em Portugal, originada de uma celebração instituída pela rainha Isabel (1271-1336) durante a construção da igreja do Espírito Santo na cidade de Alenquer. A tradição se espalhou rapidamente e tornou-se profundamente enraizada e celebrada em Portugal, chegando ao Brasil com os primeiros colonizadores. Documentos históricos, como uma carta datada de 19 de maio de 1723 do capelão João de Morais Navarro ao então governador da Capitania de São Paulo, Rodrigues Cezar de Menezes, confirmam a longa tradição da festa em território brasileiro.