Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina Adquire Equipamentos Inovadores de Comunicação Subaquática

O Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) do 1º Batalhão Bombeiro Militar (1ºBBM) em Florianópolis recebeu, no início deste ano, um conjunto inovador de equipamentos de comunicação subaquática. O conjunto inclui máscaras de mergulho do tipo full face, com sistema de comunicação, e uma estação comunicadora de superfície.

Estes equipamentos importados representam o que há de mais avançado no mercado, sendo robustos e potentes, permitindo a comunicação entre mergulhadores e com a superfície em distâncias de até 300 metros e profundidades de até 100 metros. O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) torna-se a primeira corporação do Brasil a ter, em pronto emprego, um conjunto de equipamentos de comunicação com essa configuração e potência.

O investimento de R$ 137.820,00 foi obtido por meio de um projeto de captação apresentado à 5ª Vara Criminal da Comarca da Capital, sendo aprovado para a aquisição desses equipamentos essenciais.

A capacitação do efetivo do GBS para o uso desses equipamentos contou com uma entrega técnica realizada pelo representante da empresa fornecedora. Além disso, uma instrução valiosa foi ministrada pelo 1º tenente Carlos Alberto Mendes de Souza, da Seção de Operações Subaquáticas, da Diretoria de Operações do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo.

O Corpo de Bombeiros do Espírito Santo, que opera com esses equipamentos há 10 anos, desempenhou um papel fundamental no processo de planejamento da aquisição, fornecendo informações técnicas sobre os produtos. Após a capacitação teórica, os militares do GBS realizaram um treinamento de ambientação na piscina do Centro de Ensino Bombeiro Militar e continuarão com treinamentos em ambientes naturais.

Compartilhe essa notícia:

Veja também

Mais vistos

Últimas notícias