O secretário de Educação, Diego Calegari, revelou durante uma reunião da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ) na última terça-feira (7), que a prefeitura planeja implementar um novo programa educacional em parceria com os Bombeiros Voluntários. A intenção é que o projeto esteja concluído a tempo do início do próximo ano letivo.
A proposta envolve uma colaboração com os Bombeiros Voluntários, que ficarão encarregados de supervisionar os profissionais e desenvolver atividades extracurriculares no contraturno escolar. No novo formato, os bombeiros assumiriam a responsabilidade de ministrar o programa Bombeiro Mirim para os alunos da escola. O curso, com duração prevista de um ano, abrangerá temas como primeiros socorros, prevenção de acidentes domésticos e combate a incêndios, entre outros.
Após o encerramento do programa com militares pelo governo federal em julho deste ano, a Secretaria de Educação de Joinville buscou uma alternativa em parceria com o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), para manter o modelo em funcionamento. Contudo, o governo estadual alegou escassez de militares da reserva para atender à demanda, o que resultou na estagnação da ideia.