As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 começaram nesta segunda-feira (27). Os interessados devem se habilitar até o dia 7 de junho, acessando o site do INEP com seu CPF e cadastro no portal gov.br. A taxa de inscrição é de R$ 85, com prazo de pagamento até 12 de junho. Este ano, cerca de 40 mil alunos do Rio Grande do Sul estão isentos da taxa devido às chuvas.
O resultado das solicitações de isenção da taxa foi divulgado pelo Inep em 13 de maio. É importante lembrar que a aprovação da isenção não significa inscrição automática no exame. Os candidatos isentos ainda precisam completar sua inscrição no site do Inep. Durante a inscrição, os participantes também devem escolher o idioma da prova de língua estrangeira, que pode ser inglês ou espanhol.
Para mais informações sobre o exame e o processo de inscrição, os candidatos devem consultar o edital do Enem 2024 disponível no site oficial do Inep.
Estudantes que vão concluir o ensino médio após o ano letivo de 2024 ou aqueles que não estão cursando nem concluíram o ensino médio podem participar do Enem na condição de “treineiros”. No entanto, é importante que os treineiros saibam que sua participação servirá apenas para autoavaliação de conhecimentos, e os resultados individuais não poderão ser usados para acesso ao ensino superior. Os resultados das provas para os treineiros serão divulgados 60 dias após a divulgação geral dos demais candidatos.
A edição de 2024 do Enem será aplicada em todos os estados e no Distrito Federal nos dias 3 e 10 de novembro. No primeiro dia do exame, os candidatos responderão às provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação, e ciências humanas e suas tecnologias, com duração de 5h30. No segundo dia, as provas serão de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias, com duração de 5h.
Criado em 1998, o Enem tem como objetivo avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, ou seja, no final do ensino médio.