Padre Pedro Martendal, um legado de discrição, cuidado e resignação por Florianópolis

Pe. Pedro Adolino Martendal é um exemplo a ser seguido, tanto por aqueles que querem ser padres ou simplesmente viver uma vida que tem Cristo em seu centro.

Nasceu na cidade de Biguaçu, na Grande Florianópolis, em 16 de julho de 1939. Sua ordenação presbiteral foi dia 4 de julho de 1965.

Seu primeiro trabalho pastoral foi o de coadjutor da Paróquia Nossa Senhora do Desterro – Catedral de Florianópolis de 1966 a 1992, quado assumiu o encargo de Diretor Espiritual do Seminário de Teologia. Em 1993 foi designado Vigário Paroquial da Paróquia São João Evangelista, Biguaçu. No mesmo ano assumiu como confessor adjunto do Carmelo Cristo Redentor, Picadas do Sul, em São José.

Foi chamado a ser Diretor Espiritual do Comissio da Legião de Maria que compreende a Grande Florianópolis e, desde 2008, é Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Desterro. Desde 2010 é o Diretor Espiritual no Seminário Menor Metropolitano Nossa Senhora de Lourdes, no Propedêutico Mons. Valentim Loch e no Teológico Convívio Emaús.

Entre as atividades que realizou estão a criação e acompanhamento do Movimento Pólen, que celebrou 50 anos em 2021, e da Comunidade Mãe Peregrina.

Padre Pedro Martendal sempre foi visto como um sacerdote discreto, mas destacado pela sua fé, dedicação ao confessionário, as missas e ao serviço. Deixa um grande legado a toda Igreja, especialmente a Florianópolis e a Catedral Metropolitana.

Compartilhe essa notícia:

Veja também

Mais vistos

Últimas notícias