A atividade turística é considerada um dos principais vetores de desenvolvimento econômico e social em todo o mundo. Muitas nações, inclusive, tem no setor de viagens sua principal fonte de geração de riquezas. Um estudo publicado no ano passado indicou que a previsão de movimentação financeira do setor seria superior a 9,5 trilhões de dólares no planeta, valor equivalente a 9,2% do Produto Interno Bruto Mundial.
Visando acelerar o desenvolvimento desse importante setor econômico no município, a Prefeitura de Palhoça por meio da Secretaria de Turismo vem, nos últimos anos, investindo de forma consistente em áreas como a infraestrutura das regiões turísticas e a capacitação profissional objetivando ampliar a competitividade e a qualidade do setor em toda a cidade.
A partir de agora, porém, o setor turístico de Palhoça passa a viver verdadeiramente uma nova era. Através da finalização do Plano de Marketing Turístico, documento elaborado em parceira com o SEBRAE – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, e do Plano Municipal de Turismo, desenvolvido por uma equipe multisetorial da administração municipal em parceria com agentes criadores ligados à iniciativa privada e às comunidades locais, novas e importantes iniciativas e ações serão postas em práticas visando potencializar ainda mais o segmento.
Marketing Turístico
Como o próprio nome indica o Plano de Marketing Turístico visa propor uma série de estratégias para ampliar a divulgação do município fazendo com que seus atrativos sejam reconhecidos. Para isso, diversas informações foram analisadas como o perfil da oferta turística do município e a demanda turística da cidade e do estado de Santa Catarina.
Com essas informações consolidadas, foi possível estabelecer um plano de estratégias voltadas à promoção de Palhoça como um destino turístico de referência. Para isso, investimentos na geração de experiências gastronômicas, a definição e valorização de eventos culturais, esportivos e festivos, o estabelecimento de um calendário anual de eventos e o reforço do diálogo com o público por meio das redes sociais serão algumas das ações prioritárias a serem desenvolvidas.
Desenvolvimento e Sustentabilidade
Outra importante ferramenta de caráter estratégico que auxiliará na definição das ações ligadas ao setor turístico no presente e no futuro do município é o Plano Municipal de Turismo. Com o subtítulo “Palhoça + Turismo 2030: Destino Inteligente e Sustentável” o documento se constitui como um arcabouço de informações que contextualizam o segmento turístico na atualidade e estabelecem caminhos a serem seguidos.
Um aspecto que reforça ainda mais a relevância do plano é o seu caráter democrático, ou seja, para a construção do texto foram ouvidos diversos setores da sociedade ligados de forma direta e indireta com a atividade turística. Organizações empresariais e comerciais, instituições destinadas à proteção ambiental, associações de empresas ligadas ao setor de viagens e até mesmo entidades de caráter internacional, como a Câmara Brasil Portugal/SC, foram consultadas e tiveram a oportunidade de apresentar ideias e sugestões.
Foram destaques também as oficinas cocriativas realizadas em diversos bairros da cidade objetivando a compreensão das necessidades da população de forma individualizada. Assim, foi possível conversar diretamente com as pessoas e entender como o fomento da atividade turística pode trazer resultados positivos e benefícios para a população.
O turismo muito além das viagens
A pandemia da Covid-19, que afetou drasticamente toda a cadeia turística, provocou uma mudança significativa no setor. Valores como sustentabilidade, utilização racional de recursos e a valorização das comunidades locais ganharam mais relevância. De forma objetiva, isso significa que o turismo predatório, aquele focado somente nas viagens e na diversão dos turistas, vem perdendo cada vez mais espaço para uma atividade mais democrática e em harmonia com a natureza e o ser humano.
Esse desenvolvimento planejado e organizado visando o desenvolvimento econômico, a proteção ambiental e a qualidade de vida da população é o modelo adotado pela gestão pública de Palhoça para fomentar o setor. E, nesse panorama, a população do município e seus visitantes são os grandes protagonistas. Por isso, todos são convidados a construir hoje o turismo do futuro em Palhoça.