No mês de novembro, dedicado à Consciência Negra, a Prefeitura de Florianópolis está liderando uma iniciativa inovadora para incentivar a reflexão sobre o combate ao racismo e celebrar a rica herança cultural afro-brasileira. Como parte dessa campanha, a cidade se destaca como a primeira do Brasil a implementar a Consulta Ambiental Automatizada.
A programação, organizada pela Assessoria de Políticas Públicas para Igualdade Racial e Combate à Intolerância Religiosa, busca ampliar o entendimento e valorizar as contribuições dos negros e negras para a comunidade local. O objetivo principal é lembrar a importância contínua de combater o racismo e a discriminação em todas as suas formas.
“Esse é um momento para renovar nosso compromisso em construir uma sociedade mais justa e igualitária, onde cada indivíduo é respeitado e valorizado”, destaca a instituição.
Os eventos do Mês da Consciência Negra começaram no último dia 10 com a apresentação dos trabalhos e avanços do Comitê Técnico de Saúde da População Negra de Florianópolis, na Câmara Municipal de Vereadores. O projeto “Da dor à Luta: Histórias de mulheres sobreviventes da violência” foi lançado na Fundação Cultural BADESC, e a Feira de Cascaes, com o tema Festa da Kizomba, ocorreu no domingo (12). A Prefeitura de Florianópolis continuará promovendo atividades até o dia 26, oferecendo uma programação diversificada e inclusiva para a comunidade.