Florianópolis/Itajaí, 26 de outubro de 2023 – Um verdadeiro festival de danças populares tomou conta de Florianópolis e Itajaí, enriquecendo o cenário cultural de Santa Catarina. O Encontro Catarinense das Danças Populares não apenas promoveu a cultura popular brasileira, mas também proporcionou discussões profundas sobre processos históricos, criativos, políticos, educacionais e artísticos, reunindo um grupo de profissionais altamente qualificados.
O evento, realizado ao longo dos dias 25, 26 e 27 de agosto, nas cidades de Itajaí e Florianópolis, marcou um momento histórico. Segundo a organizadora, Bia Mattar, “o Encontro deixou um legado social, cultural e político”. As atividades, que ocorreram tanto de forma online quanto presencial, envolveram um público diversificado.
Um dos pontos de destaque do evento foi a homenagem especial a Kerexu, Secretária de Direitos Ambientais e Territoriais Indígenas do Ministério dos Povos Indígenas. “O evento tem um caráter social e foi financiado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Incentivo à Cultura, edição 2022 da Fundação Catarinense de Cultura. A realização é uma parceria entre o EPEC – Escritório de Projetos da Economia Criativa e conta com o apoio da Fundação Cultural de Itajaí e do OKA FLORIPA MALL em Florianópolis,” revela Bia Mattar.
O Encontro Catarinense das Danças Populares se destaca como um evento que não apenas celebra a riqueza da cultura popular, mas também busca promover discussões significativas sobre temas culturais, sociais e políticos, contribuindo para o enriquecimento do cenário cultural de Santa Catarina.