Florianópolis, 26 de outubro de 2023 – Em antecipação ao Dia dos Povos Indígenas, que ocorre na próxima quarta-feira, 19 de abril, o Memorial do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) sediou a Mostra Fotográfica “Aranduá” no Espaço Arte Catarinense, no Hall do MPSC, em Florianópolis. A exposição, promovida pela Arteris Litoral Sul, reuniu 30 obras de arte de dez comunidades Guarani, localizadas nos municípios de Palhoça, Biguaçu e Canelinha, que fazem parte do Componente Indígena do Plano Básico Ambiental do Contorno Viário de Florianópolis (CI-PBA).
As fotografias foram produzidas pelos monitores de comunicação do CI-PBA, com um representante de cada comunidade. Eles participaram de oficinas de filmagem, fotografia e edição como parte das medidas de mitigação no processo de compensação ambiental do Contorno Rodoviário de Florianópolis. A exposição tem como objetivo apresentar as perspectivas dos Guarani, colocando-os como protagonistas, e mostrar o modo de vida desse povo, incluindo suas características, organização social, cultura, religião e língua.
Além das fotografias, a exposição também apresenta a revista de decoração “Artesanato Guarani,” que tem como propósito divulgar a diversidade das peças produzidas por essas comunidades, onde mais de 150 artesãos encontram no artesanato a principal fonte de renda.
Para conhecer mais sobre as ações de comunicação relacionadas ao CI-PBA, os interessados podem acessar o site “Aranduá” por meio deste link. A iniciativa do Componente Indígena do Plano Básico Ambiental visa destacar a importância da cultura indígena e promover o respeito e valorização das tradições desse povo.
O Espaço Arte Catarinense, localizado na sede do MPSC, em Florianópolis, é uma área permanente de exposição que celebra a arte e a cultura catarinenses. Ele apresenta trabalhos de artistas locais que têm como foco a história e a cultura do estado, proporcionando uma experiência enriquecedora aos visitantes.