O Museu Histórico de Santa Catarina, localizado no Palácio Cruz e Sousa, inaugura a exposição “Estandartes em Contratempos” no dia 26 de abril, às 18h30. A mostra oferece uma imersão na estética, cultura, simbologias, ritos e processos de produção do carnaval das Escolas de Samba da Grande Florianópolis. A visitação é gratuita e estará aberta até o dia 3 de agosto.
A cenografia visual da exposição cria seu enredo através de relatos, fotografias, pinturas, documentos, objetos, fantasias e alegorias. O acervo ocupa todo o andar térreo do Museu Histórico de Santa Catarina, instalado no Palácio Cruz e Sousa, junto à Praça XV, local onde nasceu a história do carnaval de Florianópolis.
Com concepção e curadoria de Eneléo Alcides, a exposição resulta de um trabalho de pesquisa e workshops, além de diálogos com profissionais das Escolas de Samba. Registros fotográficos foram realizados por Adriana Fuchter, Cida Laus, Emanuela Valgas, Eneléo Alcides, Helane Schondermark, Marco Sardi, Patrícia Amante e Roberto Alvarenga, com colaboração de Alzemi Machado, Fabrício Peixoto, Graça Carneiro, Marcelo Machado e Rosângela Cherem. A exposição também conta com assessoramento teórico e co-produção de Fernando Albalustro, apoio da Escola Câmera Criativa, e apoio da Liga das Escolas de Samba de Florianópolis e de todas as Escolas de Samba.
A exposição “Estandartes em Contratempos” foi selecionada pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023, executado com recursos do Governo Federal e da Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.
- Início: 26/04/2024, às 18h30
- Término: 03/08/2024, às 18h30
- Entrada: Gratuita