O Sebrae/SC divulgou nesta semana, o balanço dos atendimentos realizados às micro e pequenas empresas catarinenses no primeiro trimestre deste ano. Os dados, quando comparados ao mesmo período de 2023, revelam que houve um crescimento de 36,5% no número de empresas atendidas. O estudo inclui os atendimentos digitais, assim como aqueles feitos pelos agentes de orientação empresarial, e nas mais de 160 Salas do Empreendedor espalhadas pelo Estado, além dos atendimentos feitos por meio dos demais projetos de atendimento territorial.
Ao todo, foram atendidos 123.422 pequenos negócios de janeiro a março de 2024. O maior índice foi alcançado pelos atendimentos digitais, com 82.294, 62% a mais do que no primeiro trimestre do ano anterior. Em seguida, temos os atendimentos nas Salas do Empreendedor, com um aumento de 32,5%. Os microempreendedores individuais foram os que lideram a lista por busca de atendimento, 47,5% a mais do que no ano anterior. Em seguida, os empresários de micro empresas, com 31% a mais de procura, e, por fim, os empresários de negócios de pequeno porte, com crescimento de 0,5%.
Já o ranking do Sebrae Nacional de atendimento aos empreendedores revela que Santa Catarina foi o 3º estado com mais buscas por atendimentos entre as pessoas físicas e jurídicas, ficando atrás apenas de Minas Gerais e do Paraná. Considerando o recorte das cidades de todo o país, Chapecó ficou em 2º lugar e Florianópolis em 3º no ranking nacional de atendimentos nas salas. As regiões que mais tiveram atendimento no território catarinense foram: Vale do Itajaí, com 31% do total dos atendimentos, Grande Florianópolis, com 25% do total, Oeste, com 13%, e Foz do Itajaí, com 10%.
Para o diretor técnico do Sebrae/SC, Fabio Búrigo Zanuzzi, o trabalho realizado nos territórios é essencial para dar suporte e orientação aos empreendedores das micro e pequenas empresas. O aumento significativo nos atendimentos em Santa Catarina reflete não apenas a demanda crescente por assistência empresarial, mas também a eficiência do Sebrae em fornecer soluções que atendam às necessidades locais. O ano está só começando e vamos trabalhar para garantir que cada vez mais empresários tenham acesso aos nossos serviços e projetos, destaca.
SIMPLIFICA CHAPECÓ
O prefeito de Chapecó João Rodrigues destaca o reconhecimento. Essa conquista é mérito do empenho da equipe liderada pelo gerente do Simplifica Chapecó, Luiz Carlos Balsan. Desde o início do mandato solicitamos agilidade nos processos. Em 2019, o tempo médio para concessão de Alvará era de mais de 200 horas. Baixamos para 15 horas no ano passado, graças à aprovação da Lei de Liberdade Econômica, nº 767/2022 e do decreto nº 44.550/2023, que permitiram a autodeclaração em empreendimentos de baixo risco. Também ampliamos o horário de atendimento do Simplifica Chapecó, das 7h às 19 horas, fornecendo tanto atendimento presencial quanto online através do Whatsapp e investimos em modernização e integração dos sistemas. Agora estamos colhendo os resultados. Em janeiro deste ano lideramos os atendimentos em Santa Catarina e neste mês conquistamos a 2ª posição no Brasil. E, nossa meta é melhorar ainda mais, ressaltou.